Esta residência está situada em um lote localizado na rua Dr. Henrique Cunha, em um bairro residencial a 5km do centro de Petrópolis. Este trecho da rua é em aclive na direção norte-sul e é ladeado por um amplo terreno arborizado a leste. Do outro lado, a oeste, está o lote em questão, que faz parte de um loteamento com frações estreitas e profundas (16X400m), se estendendo até a vertente do morro, em acentuado aclive.
    A implantação tem como princípio organizar a maior parte do programa, aquilo que atende integralmente às necessidades cotidianas de um casal, em cota elevada em relação à rua, para receber a incidência direta de luz natural, especialmente na parte da manhã. Para isso, é necessário estar o mais elevado possível em relação às copas das árvores a leste. 
    O acesso à cota de implantação do pavimento principal é feito por meio de uma rua interna e desde a garagem é possível entrar na casa, uma  construção alongada implantada a 14 metros acima do nível de entrada ao terreno.  
    Uma vez que esta construção avança em direção à rua ela se projeta sobre a topografia, que desce conforme o perfil natural. Este trecho elevado, o pavimento principal foi construído em estrutura metálica e apoia-se sobre quatro colunas em concreto armado que, diante da necessidade de travamentos horizontais, definem uma grade espacial que acolhe dois pavimentos inferiores. O primeiro abriga um programa complementar para hóspedes, e o segundo configura-se como uma espécie de "terreno aéreo", que consiste numa laje à espera de futura expansão.

Petrópolis/RJ - Brasil
Projeto: 2013
Obra: 2014
Arquitetura: Gregório Rosenbusch e Laura Rosenbusch
Responsável pela obra: Gregório Rosenbusch
Estrutura: Ricardo Barelli (Teto Engenharia)
Sondagem: Sondestaq
Esquadrias de madeira: Advaldo Móveis Planejados
Fotografias: Federico Cairoli