Expografia "Paisagens Ruminadas"
Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília, DF, Brasil
2024
Curadoria: Clarissa Diniz
Ateliê Luiz Zerbini (Luiz Zerbini Studio): Ana Luiza Fonseca, Arthur Moura, Juliana Wahner, Filipe Martins e Ruan D’Ornellas
Estúdio Baren: João Sanchéz, Gpeto
Produção: Mourart (Arthur Moura), Automatica (Luiza Mello, Marisa S. Mello e Mariana Schincariol de Mello), Transborda produção e arte (Virgínia Manfrinato e Luiza Dias Coelho)
Identidade visual e projeto gráfico: Felipe Carnevalli e Paula Lobato
Projeto expográfico: Juliana Ziebell e Venta arquitetos (Laura Rosenbusch e Gregório Rosenbusch)
Projeto de iluminação: Dalton Camargos
Montagem: C2 (João Rivera), Kbedim Montagem e Produção Cultural
Cenotecnia: Marcenaria Polovina e LM pintura
Audiovisual: EVJ produções
Fotos: Joana França


















A exposição Paisagens Ruminadas apresentou uma retrospectiva que mergulhava na produção de Luiz Zerbini, revelando diversos desdobramentos de sua prática criativa. "Ruminar paisagens" serviu como metáfora para o processo contínuo de reflexão, repetição e transformação que permeia a sua obra.
Curada por Clarissa Diniz, a mostra foi organizada em cinco núcleos e propôs uma imersão no universo do artista. O projeto expográfico foi concebido para criar atmosferas densas e envolventes, respeitando a especificidade de cada espaço expositivo. Em uma das galerias, uma grande instalação ocupava o centro da sala; em outras, pinturas de grandes dimensões foram retiradas das paredes e instaladas em suportes leves, construídos com perfis de caixeta. A posição dessas obras organizava os espaços e, no limite, criava um percurso dinâmico e imersivo, como uma floresta de imagens. As cores vibrantes aplicadas às paredes (e, em alguns momentos, ao piso) estruturavam os núcleos sem impor barreiras visuais entre eles.